Estudantes de Vila Pavão interagem com pesquisador marroquino

26 de maio de 2022 às 00h00.

O projeto é coordenado pelos professores Erivelton Pessin, Josué Merlin, Marluce Furtado e Marizete Andrade

 

No dia 26 de abril, estudantes da Escola Municipal Esther da Costa Santos e da Escola Estadual Ana Portela de Sá participaram de mais uma atividade integrada ao projeto Conexões que contou com a participação do jovem pesquisador marroquino Badre Bousalem.

Desenvolvido em parceria entre instituições de ensino de Vila Pavão e sob a coordenação dos professores Erivelton Pessin, Josué Merlin, Marluce Furtado e Marizete Andrade, o objetivo do programa é oportunizar aos alunos do ensino fundamental e médio o diálogo com diferentes culturas, assim como a possibilidade de explorar aspectos relacionados ao campo de especialidades do pesquisador convidado.

No encontro com o estudante de doutorado da Universidade Gustave Eiffel, os alunos do 9º ano trouxeram diferentes questionamentos como o modo de vida marroquino, a relação entre a vida política, religiosa e as principais práticas agrícolas desenvolvidas no país africano. Por sua vez, os estudantes da última série do Ensino Médio enfatizaram os limites e as possibilidades do uso das tecnologias nas diferentes esferas da vida humana.

Durante a entrevista, que ocorreu com a tradução simultânea do estudante mineiro Vinicius Fonseca, Bousalem destacou as riquezas culturais e históricas do Marrocos, apontando os principais pontos turísticos do país e, também, descreveu como aconteceram algumas cerimônias religiosas em seu país.

Em relação à inteligência artificial, sua área de exploração teórica, o pesquisador marroquino afirmou que o papel do desenvolvimento tecnológico é contribuir para qualificar as múltiplas atividades realizadas pelos seres humanos e operacionalizar, no futuro, ações de alto risco como as jornadas espaciais.

Ao término da entrevista Badre Bousalem parabenizou a iniciativa de alunos e professores, e colocou seu nome à disposição dos coordenadores do projeto para outras oportunidades de encontro.

O cronograma do projeto seguirá, neste mês, com a presença do professor Doutor Jonas António Francisco da Universidade UniRovuma de Moçambique.

O que você procura?

Atendimento ao Público

Seg - Qui, 07h00 às 11h00 e 13h00 às 17h00
Sex, 07h00 às 11h00 e 13h00 às 16h00

Telefone

(27) 3753-1001 | 1196 | 1195 | 1022

Endereço

Rua Travessa Pavão, nº 80 - Centro - Vila Pavão/ES
CEP: 29843-000.

Localização

Copyright © Prefeitura Municipal de Vila Pavão. Todos os direitos reservados.

Logo da Alphatec