Governo do ES lança programa de empregabilidade e geração de renda no município

10 de março de 2022 às 00h00.

Em pronunciamento, prefeito Uelikson Bonne, o Bolinha, disse que é muito bom receber os municípios da região noroeste para discutir uma pauta tão importante

Por Cléber Sabino - Ascom-PMVP
E-mail: comunicacao@vilapavao.es.gov.br, tel: (27) 99962-1857

O seminário regional de empregabilidade, ocupação e geração de renda, realizado ontem em Vila Pavão marcou o lançamento do Programa Empregar/ES, que trata da temática, a partir de uma divisão regionalizada e participativa.

Através de ciclo de seminários, o Governo do ES, por meio da Secretaria de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social (SETADES), pretende ampliar o debate sobre assunto, apontar as diretrizes necessárias e criar um ambiente de desenvolvimento econômico e social, tendo o emprego como mola propulsora.

Os seminários serão realizados em 10 microrregiões capixabas. O debate, busca a promoção e consolidação do ambiente de estudos e mediações dentro do tema, através da aproximação dialógica com os segmentos envolvidos, Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (INCAPER), Instituto Jones dos Santos Neves (IIJSN), Secretaria da Ciência, Tecnologia, Inovação, Educação Profissional e Desenvolvimento Econômico (SECTIDES), com a parceria da Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo (ADERES), Associação dos Municípios do Espírito Santo (AMUNES), Federação das Indústrias do Espírito Santo (FINDES),  Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) e PREFEITURA MUNICIPAL, de forma horizontalizada a fim de conhecer as demandas e a realidade das regiões do Espírito Santo, abrangendo, neste caso, aspectos sociais, econômicos e institucionais, tendo como principal objetivo a construção do Plano Estadual de Promoção ao Trabalho, Emprego e Renda.

"As informações que temos atualmente sobre o tema empregabilidade, na maioria das vezes foram geradas a partir do ponto vista do ambiente de atração de negócios, deixando a desejar quando se trata da empregabilidade e o trabalho. Nós temos uma realidade que é empresários que reclamam que existe um apagão de mão de obra especializada no Espírito Santo e a outra realidade que é a do balcão itinerante do Sine que detecta que o trabalhador não consegue encontrar emprego", afirma o Subsecretário de Estado do Trabalho, Emprego e Geração de Renda, Odmar Péricles Nascimento.

"A ideia é ouvir as instituições e trabalhadores para gerar um diagnóstico e a partir daí, reunir os parceiros do plano, organizar um pacto pela promoção de trabalho, dando início ao desenvolvimento das linhas de ações e projetos para solução da problemática entre o capital e o trabalho em cada região", acrescentou Odmar.

O Subsecretário enfatizou que o programa está sendo lançado em Vila Pavão porque o município é centro geográfico da região noroeste, estando entre duas praças bastante desenvolvidas que são Barra de São Francisco e Nova Venécia. Além disso, o município possui um ambiente muito favorável à prática de negócios. "Vila Pavão está desenvolvendo um bom projeto de integração das forças produtivas, coordenado pelo prefeito Bolinha que está sempre atento à questão da empregabilidade. Por isso, resolvemos tomar a cidade como ponto de partida para experiências e boas práticas na relação de promoção do trabalho", disse.

A vice-governadora do Estado, Jaqueline Morais marcou presença no evento

A programação do evento incluiu palestra, apresentação do cenário regional com dados do IIJSN e discussões em grupo.

O evento foi abrilhantado com a presença da vice-governadora Jacqueline Moraes e do diretor-presidente do Incaper, Antônio Carlos Machado. Participaram do debate representantes das instituições, lideranças políticas estaduais e regionais, vereadores do município, secretários municipais, entre outros.

Durante o encontro, o secretário municipal de Assistência Social, Jorge Kuster Jacob, levantou a possibilidade de se reunir essa parcela da população, especialmente a de Vila Pavão, que fabrica produtos de forma artesanal para discutir uma forma de apoiá-los para que possam ampliar a geração de renda. “O encontro foi muito positivo no sentido de se conhecer mais as potencialidades dos sete municípios que compõem a microrregião noroeste e também para despertar para novas formas de emprego e geração de renda para os habitantes locais”, afirmou.

Em pronunciamento na abertura do evento, o prefeito Uelikson Bonne, o Bolinha, disse que é muito bom receber os municípios da região noroeste para discutir uma pauta tão importante com o cunho social, que leva expectativa e oportunidade de geração de empregos e renda para a população da região.

Bolinha ressaltou ainda que essa metodologia de trabalho, onde o governo vai nas bases através das entidades organizadas e da sociedade civil identificar os gargalos e planejar ações, programas e projetos de desenvolvimento, é uma marca registrada do governador Renato Casagrande, que tem feito uma gestão modelo na parceria com a da vice-governadora Jacqueline Moraes.