Município sediará seminário sobre empregabilidade, ocupação e geração de renda

06 de março de 2022 às 00h00.

A cidade de Vila Pavão sedia na próxima quarta-feira (9), a partir das 8h15min, na Praça  do Colono, o evento denominado, Ao trabalho: seminário regional de empregabilidade, ocupação e geração de renda, uma realização: SETADES/SUBTRAB INCAPER; IJSN, SECTIDES, com a parceria da ADERES; AMUNES; FINDES; SEBRAE e PREFEITURA MUNICIPAL.

O seminário irá tratar da temática trabalho, emprego, ocupação e geração de renda, a partir de uma divisão regionalizada e participativa.

Os parceiros realizarão seminários com a mesma formatação em 10 microrregiões capixaba com o objetivo de conhecer e compreender as ambiências regionais de Empregabilidade, Ocupação e Geração de Renda, por meio de oficinas participativas.

Segundo os organizadores, indiretamente, esses seminários promovem tanto a consolidação do ambiente de estudos e mediações dentro do tema, quanto a aproximação dialógica com os segmentos envolvidos, de forma especial a conhecer as demandas e a realidade das regiões do Espírito Santo, abrangendo, neste caso, aspectos sociais, econômicos e institucionais.

Os resultados servirão de base para gerar o Diagnóstico da Empregabilidade, Ocupação e Geração de Renda do estado do Espírito Santo, documento que junto com o “Pacto Interinstitucional Pela Promoção do Trabalho, Emprego e Renda no Estado do ES”, norteará uma agenda conjunta e colaborativa que tem como premissa a necessidade de estabelecer e estreitar parcerias, numa sinergia entre o Estado e as organizações e instituições que representam forças e projetos dentro da grande temática do trabalho, emprego e geração de renda.

Público alvo

São os chamados “atores tripartites”, pois envolvem representações do setor produtivo: empregadores (empresários e produtores rurais); trabalhadores (dos diversos setores e segmentos); empreendedores; agricultores familiares (representados por sindicatos, associações, cooperativas e movimentos sociais do campo); gestores públicos (das três esferas); representantes de instituições de ensino, formação, qualificação e pesquisa; conselheiros do CRDRS (Conselho de Desenvolvimento Regional Sustentável).