Escola Esther da Costa Santos promove encontros virtuais de alunos com pesquisadores de vários países

25 de fevereiro de 2022 às 00h00.

No dia 14 de feveriro iniciou na Escola Esther da Costa Santos, sob a coordenação dos professores Erivelton Pessin, Josué Merlin e Marizete Andrade, o projeto Conexões. Esta proposta pedagógica, que tem como público-alvo as turmas do 9. º ano, objetiva promover encontros, através de plataformas virtuais, entre os estudantes de Vila Pavão e pesquisadores de vários países para discutir questões políticas, sociais e culturais relacionadas ao local de origem do convidado estrangeiro.

No primeiro encontro, que também contou com a presença dos alunos do Ensino Médio da Escola Ana Portela de Sá, o convidado foi o professor Dr. Sylvain Cherrier da Universidade francesa Gustave Eiffel e a tradução simultânea foi realizada pelo estudante de pós-doutorado mineiro Vinicius Fonseca.

Dentre as várias questões levantadas pelos alunos do 9º ano, o professor francês apresentou sua perspectiva sobre o conflito entre Rússia e Ucrânia, as modificações nas relações de trabalho provocadas pela pandemia e a presença de refugiados na Europa. Na ocasião Sylvain Cherrier destacou sua admiração pela música brasileira e a vontade de conhecer a praia carioca de Copacabana.

O cronograma do projeto Conexões seguirá com encontros mensais e o próximo convidado será o professor de linguística Ian Buckle da Universidade de Cardiff, instituição localizada no País de Gales, sudoeste da Grã-Betanha.