Polícia Civil e Secretaria de Assistência Social promovem ação de conscientização e prevenção no combate à violência doméstica e familiar

13 de fevereiro de 2022 às 00h00.

Ação na Praça do Colono

Por Cléber Sabino - Ascom-PMVP
E-mail: comunicacao@vilapavao.es.gov.br, tel: (27) 99962-1857

A Polícia Civil do Estado do Espírito Santo, através da Divisão Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM), realizou em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social, na manhã de ontem em Vila Pavão, uma ação de conscientização e prevenção no combate à violência doméstica e familiar.

O prefeito Uelikson Boone, o Bolinha, o vice-prefeito Tuila e secretários de governo marcaram presença no evento que contou ainda com apresentação de concertina pelo jovem tocador Luan Pinheiro.

A campanha faz parte das ações da Polícia Civil dentro do calendário de atividades da Operação Resguardo II, comandada pelo Ministério da Justiça, por meio da Secretaria de Operações Integradas – SIOP que está sendo realizada em todo o Estado do Espírito com o intuito de informar a população sobre os meios para que toda e qualquer pessoa possa fazer uma denúncia de violência doméstica, bem como alertar as vítimas sobre os serviços prestados, especialmente no contexto da pandemia.

Durante a ação, as equipes da Polícia Civil e da Secretaria Municipal de Assistência Social realizaram uma panfletagem pelas ruas da cidade com abordagem às mulheres transeuntes, ocasião em que foi distribuído material informativo. Além disso, receberam denúncias e fizeram visitas domiciliares. Após a ação no centro da cidade, as equipes realizaram visita de cortesia aos distritos de Praça Rica e Todos os Santos.

O Delegado Titular da DEAM da 17ª Delegacia Regional, Dr. Douglas Trevizani Sperandio que responde por Vila Pavão e outros municípios da região, destaca que existe um número considerável de casos de violência contra a mulher no município, por isso, esse movimento está sendo feito na cidade. "Nem por isso, essa é uma ação específica a Vila Pavão, mesmo porque em outros municípios da região também existe um grande número de agressões contra a mulher", justificou.

No decorrer da semana que passou, eventos com o mesmo formato foram realizados nos municípios de Nova Venécia, Boa Esperança e Montanha. Na semana que vem será levado aos municípios de São Gabriel da Palha, Pinheiro e outros.

Segundo o delegado, inevitavelmente a pandemia fez com que as pessoas ficassem enclausuradas dentro de casa, e isso, de forma inegável, fez aumentar o número de casos de agressões domésticas. "O mais importante é conscientizar as mulheres sobre os seus direitos, sobretudo, aquelas ameaçadas pelos seus parceiros que na maioria das vezes se tornam reféns de uma situação de vulnerabilidade devido a condições econômicas e se sujeitam aos diversos tipos de violência: psicológica, sexual e até violência física, então, estamos aqui para orientar e apoiar essas mulheres e se preciso, estaremos pedindo medidas protetivas, instaurando inquérito policial e dependo da gravidade até decretando a prisão do suspeito, isso porque, ninguém merece sofrer, todo mundo tem direito de ser feliz", acrescentou.

Para o secretário municipal de Assistência Social, Jorge Kuster Jacob, o diferencial desta ação foi o fato da polícia ir até o cidadão, o que de certa forma reforça o trabalho dela, além de promover uma maior integração e interação com a sociedade, oferecendo oportunidade de pessoas atingidas expor seus problemas de forma mais natural, uma vez que, foi a polícia que foi ao seu encontro. "Essa aproximação junto à sociedade, humaniza o trabalho da Polícia Civil e isso tudo ajuda a diminuir a violência contra a mulher na nossa sociedade", opinou o secretário.