Prefeitura e CDL planejam a realização da 1ª Campanha  de Doação de Sangue

Publicado em 8 de junho de 2018

 

Reunião no gabinete do prefeito

A prefeitura Municipal em parceria com a CDL está planejando a realização da 1ª Campanha  de Doação de Sangue com previsão de ser realizada na manhã do dia 15 de setembro, véspera do dia mundial do doador de medula óssea.

Na tarde da última quarta-feira (06), o presidente da CDL Luciano R. Joann,  o secretário municipal de Saúde Cláudio da Cruz de Oliveira, o vice-prefeito José Wilson Vieira e o presidente da Ong Voluntários do Bem Silmar Barbosa Neves,  se reuniram com prefeito Irineu Wutke no seu gabinete para tratar do assunto.

Segundo o prefeito Irineu Wutke, a ideia é trazer ao município uma unidade volante do Hemocentro da Secretaria de Estado da Saúde (Hemoes) com sua equipe de profissionais, onde, além de doar sangue, o voluntário poderá se inscrever no cadastro nacional de potenciais doadores de medula óssea (Redome).

O presidente da CDL Luciano R. Joann, ressalta que tanto a Prefeitura Municipal, quanto a CDL, têm muito interesse em implementar uma campanha dessa natureza no município. Seria uma formar de estar retribuindo as inúmeras vidas de pavoenses que foram salvas ao longo dos anos pelo sangue do Hemoes.

Critérios para a doação

Para doar sangue é necessário ter entre 18 e 67 anos, ou 16 e 17 anos de idade, desde que possua autorização do responsável legal e apresente documento original do mesmo. Não há peso mínimo: pessoas com menos de 50 quilos também podem doar após passarem por avaliação médica.

Caso o voluntário tenha almoçado, o procedimento deve ser feito após três horas. E se for um doador frequente, ele não pode deixar de obedecer ao intervalo para doação, que deve ser de dois em dois meses para homens e de três em três meses para mulheres.

O interessado deve apresentar um documento original com foto, preencher um cadastro com informações básicas e responder a um questionário. Em seguida, passará por triagem para examinar os sinais vitais como pressão, pulso e temperatura.

Medula óssea

Além de doar sangue, o voluntário poderá se inscrever no cadastro nacional de potenciais doadores de medula óssea (Redome). Para isso, basta preencher uma ficha com dados pessoais e autorizar a coleta de até 5 ml de sangue. Qualquer pessoa que esteja bem de saúde e tenha entre 18 e 55 anos pode participar.


  VOLTAR
  IMPRIMIR
  PAGINA INICIAL
COMPARTILHE ESTA PÁGINA:

FAÇA SEU COMENTÁRIO

intranet

Rua Travessa Pavão, nº 80, Centro, 29.843-000 - (27) 3753-1001 / (27) 3753-1196 / (27) 3753-1195 / (27) 3753-1022
Horário de Expediente: Seg - Qui, 07:00 às 11:00 e 13:00 às 17:00 | Sex, 07:00 às 11:00 e 13:00 às 16:00