Prefeito se reúne com o Comitê Municipal de Elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico

Publicado em 7 de julho de 2017
Encontro aconteceu no gabinete do prefeito

Encontro aconteceu no gabinete do prefeito Irineu Wutke

Promover a saúde, a qualidade de vida e ações favoráveis ao meio ambiente, através da prestação dos serviços de saneamento básico. Este foi o assunto discutido na manhã de ontem (quarta-feira, 06), em reunião entre o prefeito Irineu Wutke e os representantes do Comitê Municipal de Elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB).

O PMSB é um documento que mostra quais os caminhos do saneamento básico que o município deverá seguir pelos próximos 20 anos. Serve para definir como serão feitas as ações de saneamento, e também quanto tempo e quanto dinheiro será necessário para colocar essas ações em prática.

A servidora pública Vani Tressmann Kruger, componente do Comitê Municipal de Elaboração do PMSB, explicou que a entidade começou a ser criada no ano passado, por recomendação da Fundação Nacional de Saúde (FUNASA) com a finalidade de atrair recursos disponíveis para saneamento básico no município.

O projeto de elaboração do PMSB é acompanhado pela Universidade Federal Fluminense do Rio de Janeiro. No ano passado foram realizadas audiências públicas na sede e nos distritos de   Praça Rica e Todos os Santos para discutir e levantar questões relacionadas aos quatro serviços essenciais que compõem o saneamento básico: o abastecimento de água, esgotamento sanitário, limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos e drenagem e manejo das águas pluviais urbanas.

Vani Tressmann ressalta que o PMSB está na fase de diagnóstico da situação do município nas quatro vertentes do saneamento básico.

O diagnóstico técnico-participativo trata-se de um documento que descreve a realidade do município em relação ao saneamento básico. Foi desenvolvido pela Universidade Fluminense a partir de diversas fontes de dados: das visitas técnicas aos municípios em entrevistas com os gestores e com a população local; de observações dos técnicos durante as visitas; através do questionário online de Percepção Social disponibilizado na página eletrônica do projeto; e também de informações oficiais do governo, sistemas de informações e institutos nacionais.

PAGINA INICIAL

FAÇA SEU COMENTÁRIO

intranet

Rua Travessa Pavão, nº 80, Centro, 29.843-000 - (27) 3753-1001 / (27) 3753-1196 / (27) 3753-1195 / (27) 3753-1022