Ponte de São Gonçalo é concluída e tráfego para veículos é liberado

Publicado em 6 de julho de 2017
Nova ponte ganhou "guarda corpo" para proporcionar mais segurança para os traseuntes

Nova ponte ganhou “guarda corpo” para proporcionar mais segurança para os transeuntes

As obras de construção da nova ponte de São Gonçalo, sobre o Rio Cricaré, na divisa com o município de Nova Venécia, foram concluídas nesta quarta-feira (05).

Um engenheiro da secretaria municipal de Desenvolvimento Econômico  vistoriou a obra e a liberou para o tráfego de veículos, após serem finalizadas as últimas etapas da construção: o aterro das cabeceiras e desmonte da velha estrutura, pela Prefeitura Municipal.

A nova ponte de São Gonçalo, construída em concreto armado, mede 70,40m de extensão por 5,80m de largura. Ela substituirá a velha ponte de madeira construída há cerca de 60 anos. A ponte construída com recursos do Governo Federal, através do Ministério da Integração Social, ganhou “guarda corpo” nas laterais para proporcionar mais segurança para os transeuntes.

Luta

A ponte de São Gonçalo sobre o Rio Cricaré é a principal via de acesso dos moradores ribeirinhos e das localidades de Beira Rio São Gonçalo, São Francisco de Assis e outros,  no interior de Vila Pavão, divisa com Nova Venécia.  Através dela é feita a escoação da produção cafeeira e de rochas ornamentais extraídas em mineradoras da região.

Ela já se encontrava em estado precário quando foi destruída parcialmente pelas enchentes no final de 2012. Desde então,  Poder Público Municipal e comunidade travaram uma luta grande pela construção de uma nova ponte.

Com a sua interdição,  a população da região ficou isolada por vários meses, até que a Prefeitura de Vila Pavão em parceria com comunidade local, improvisou reparos na ponte, o que possibilitou o tráfico de veículos leves no local.

Mas, se por um lado, os reparam ajudaram a restabelecer o tráfego de pessoas e veículos leves, por outro causou apreensão, vez que, caminhões carregados com produtos da região se arriscavam na travessia.

A solução definitiva para problema só veio em 2015, quando foram iniciadas as obras construção de uma nova ponte  para substituir a antiga. Do início à conclusão, as obras da nova ponte foram paralisadas várias vezes devido a problemas relacionados a conflitos no projeto e atraso no repasse de recursos.

PAGINA INICIAL

FAÇA SEU COMENTÁRIO

intranet

Rua Travessa Pavão, nº 80, Centro, 29.843-000 - (27) 3753-1001 / (27) 3753-1196 / (27) 3753-1195 / (27) 3753-1022