Palestra em Praça Rica alerta mulheres sobre câncer de mama e do colo útero

Publicado em 1 de março de 2018

Durante a ação foi realizado teste rápido de HIV, glicemia capilar, sífilis, hepatite C, aferição de pressão arterial e distribuição de preservativos para os participantes

A Secretaria de Saúde de Vila Pavão promoveu na noite da última segunda-feira (26), palestra para alertar as mulheres da região de Praça Rica e adjacências sobre a importância da prevenção do câncer de mama e de colo do útero. O evento foi realizado no Centro Municipal Agroecológico (CMEA Praça Rica) e contou a participação da equipe da Unidade de Saúde de Praça Rica.

A iniciativa, aberta à comunidade teve uma programação bem diversificada, mas específica para as mulheres. Durante a palestra a enfermeira do Programa Estratégia Saúde da Família (ESF) de Conceição do XV, Isabella Estevam Ferreira Ferraz explicou de forma didática a importância de fazer o autoexame das mamas e de manter o exame de citologia sempre em dia para evitar agravos. Foi ensinada também a forma correta de como realizar o autoexame e esclarecida dúvidas das pacientes.

De acordo com a palestrante e enfermeira, a Secretaria de Saúde do município vai realizar em todas as mulheres com demanda espontânea o exame papanicolau (preventivo), e às demais, com idade entre 50 a 69 anos, será solicitada a mamografia de rastreamento.

“Momentos como esse são muito importantes para aproximar a comunidade do serviço de saúde, lembrando que a unidade de saúde é a porta de entrada para todos os pacientes, e também conscientizar a população que a prevenção tanto da mama quanto o de colo de útero é o melhor remédio. Fiquei muito feliz de ver o interesse de tantas mulheres pelo assunto. A ação foi importante para nós, mas,  principalmente para elas que vieram buscar informações quanto a prevenção”, disse a palestrante.

A ação reunião cerca de 80 mulheres da localidade, além do secretário municipal de Saúde Cláudio da Cruz de Oliveira, funcionários da unidade, e demais gestores.

Após a palestra foi realizado ainda teste rápido de HIV, glicemia capilar, sífilis, hepatite C, hepatite D, aferição de pressão arterial e distribuição de preservativos para os participantes. Ao final,  os organizadores fizeram  sorteio de brindes e ofereceram lanche a todos os presentes.


  VOLTAR
  IMPRIMIR
  PAGINA INICIAL
COMPARTILHE ESTA PÁGINA:

FAÇA SEU COMENTÁRIO

intranet

Rua Travessa Pavão, nº 80, Centro, 29.843-000 - (27) 3753-1001 / (27) 3753-1196 / (27) 3753-1195 / (27) 3753-1022
Horário de Expediente: Seg - Qui, 07:00 às 11:00 e 13:00 às 17:00 | Sex, 07:00 às 11:00 e 13:00 às 16:00