No próximo dia 22, a Prefeitura de Vila Pavão, por meio da Secretaria Municipal de Educação,  estará realizando o Seminário Municipal do PNAIC - Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. O programa é do Governo federal e tem como principal objetivo, alfabetizar crianças até os 8 anos de idade no âmbito federal, estadual e municipal através de ações integradas que apoiam-se em quatro eixos de atuação: formação continuada para professores alfabetizadores, materiais didáticos e tecnologias educacionais, avaliações sistemáticas, gestão, controle de mobilização.

No município de Vila Pavão, que tem tradição no sucesso no processo de alfabetização, são contemplados 31 professores alfabetizadores que visam a otimização do atendimento aos 411 alunos matriculados em salas de alfabetização da rede municipal de ensino.

Na programação do evento consta: palestra proferida pela Professora Doutora Dulcinéa Campos Silva (Os processos de Mediação no Ensino da Leitura e da Escrita em Contextos Escolares e Extra-Escolares), exposições de trabalhos e apresentações culturais feitas pelos alunos da rede municipal de ensino.

“O PNAIC está proporcionando aos professores alfabetizadores a oportunidade de refletir e experimentar novas situações de ensino/aprendizagem para a partir daí fazerem conexões com o que já sabiam construindo assim novos conhecimentos. É nitidamente perceptível que o programa apresentou ferramentas para melhorar a prática do professor que está, por sua vez, se abastecendo desses conhecimentos e o resultado é uma grande mudança no cenário educacional do município. É oportuno também ressaltar as contribuições das famílias e comunidades que estão se envolvendo cada vez mais na construção dos projetos e pesquisas sugeridos no decorrer da formação”. Ressalta Joseanni Cordeiro coordenadora municipal do PNAIC.

Copyright © 2013. Prefeitura de Vila Pavão.