Edição 2018 do Seminário Estadual de Saúde Natural, sediado no município, reúne 22 municípios dos estados do Espirito Santo e Minas Gerais

Publicado em 30 de julho de 2018

Evento foi realizado na Igreja Evangélica de Confissão Luterana (Igrejona) nos dias 27 e 28, últimos

O XIII Seminário Estadual de Saúde Natural Preventiva, realizado em Vila Pavão nos dias 27 e 28 de julho, reuniu representantes de 22 cidades dos estados do Espirito Santos e Minas Gerais para partilhar saberes e estimular as práticas terapêuticas naturais.

O seminário, realizado desde 2005 pela secretaria municipal de Saúde de Vila Pavão, por meio do Departamento de Saúde Natural, é direcionado aos profissionais comprometidos com a medicina natural preventiva e outras pessoas interessadas em conhecer ou expandir conhecimentos acerca dessa herança cultural dos nossos antepassados.

A Medicina Alternativa está integrada ao sistema sanitário principal. É um conjunto amplo de práticas de atenção de saúde que fazem parte da tradição do país. Inclui práticas de acupuntura e vários outros tipos de terapias que servem como um complemento à medicina convencional.

A edição 2018 veio com o tema: “Superação”. Segundo informações da secretaria municipal de Saúde, reuniu na Igrejona cerca de 190 representantes de 22 cidades do Estado do Espírito Santo e de Minas Gerais: Vitória, Vila Velha,  Colatina, Linhares, Jacaraípe, Viana, Vila Valério, Laranja da Terra, Afonso Claudio, Ecoporanga, Santa Maria de Jetibá, Barra de São Francisco, São Domingos do Norte, Água Doce do Norte, Jaguaré, Montanha, Pinheiros, São Mateus e Nova Venécia, além de Coronel Fabriciano, Governador Valadares e Mantena.

Sua consolidação e evolução, segundo, a coordenadora do evento, a terapeuta holística  Genilza de Fátima Matiello, se deve,  sobretudo,  à integração entre as secretarias municipais, ao trabalho de parceria com a Universidade Federal de Viçosa (MG), Igrejas, comunidade e escolas da região.

A programação do evento incluiu diversas palestras, oficinas e a noite cultural,  abrilhantada com shows musicais e encenações teatrais pelos alunos do Centro  Estadual Integrado de Educação Rural (CEIER) de Vila Pavão.

Em uma avaliação preliminar, Genilza  afirma que de uma forma geral, tanto as palestras como as oficinas e a noite cultural contribuíram para o sucesso do evento.  De acordo com ela, uma avaliação mais detalhada será realizada no decorrer desta semana com os coordenadores,  onde serão apontados os pontos positivos com o intuito de aperfeiçoar o trabalho.

Alimentação Natural

Durante o seminário foi oferecido aos participantes, alimentação equilibrada natural que possibilitou a troca de experiências através da mudança do estilo de vida com atividade física regular e equilíbrio emocional, fundamentos que são complementados por recursos terapêuticos como a introdução de nutrientes funcionais (vitaminas, minerais etc), métodos de desintoxicação, fitoterápicos (plantas medicinais), e outros.

Abertura Oficial

A abertura oficial aconteceu  na manhã de sexta-feira (27) e contou  com as presenças do prefeito municipal Irineu Wutke; do secretário municipal de Saúde Cláudio da Cruz de Oliveira; da chefe de gabinete Ingrid Wutke da Costa; da terapêuta holística  Genilza de Fátima Matiello, do presidente da ACESA-ES Claudiomar Marquaht; do pastor Vitorino Reetz (IECLB);  do presidente da Paroquia de Confissão Luterana, Darli Brand;  do professor  da Universidade Federal de Viçosa-MG, Divaldo Loureiro Guimarão;  da  superintendente regional de Saúde de São Mateus Gilcilene Preta Cani Ribeiro,  entre outros.

PAGINA INICIAL

FAÇA SEU COMENTÁRIO

intranet

Rua Travessa Pavão, nº 80, Centro, 29.843-000 - (27) 3753-1001 / (27) 3753-1196 / (27) 3753-1195 / (27) 3753-1022