Definido local onde o Governo Estadual desenvolverá projeto de construção de barragem no município

Publicado em 12 de abril de 2017
Nova Imagem4

Barragem do Governo do Governo do Estado em Vila Pavão será construída no Córrego do Socorro

Após discussão promovida pelo prefeito Irineu Wutke e sua assessoria técnica, envolvendo os vereadores,  produtores rurais e uma equipe de engenheiros e técnicos do Governo Estadual, foi definido o local onde será elaborado o projeto de engenharia que dará origem a uma barragem em Vila Pavão com grande capacidade de armazenamento, podendo atingir até 14 metros de altura.

Depois de um acalorado debate onde foram alinhados alguns pontos com a prefeitura e a Cesan e  assegurada a doação das áreas de terra pelos  produtores rurais envolvidos diretamente  na implantação da barragem, os técnicos foram a campo acertar os detalhes para elaboração do projeto.

O secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente, José Henrique Martins acompanha de perto todo o processo. Segundo ele, o local definido após estudos,  localiza-se no leito do Córrego do Socorro, em um ponto distante cerca de oito quilômetros da sede do município, em áreas de terra pertencentes a Daniel Colombo, João Raulino e Cleide Butike.

Além de acumular água, auxiliando nos períodos de estiagem, a barragem será útil também nas cheias, ajudando a regularizar o nível das vazões. O secretário lembrou que a sua utilização será de uso coletivo, nas necessidades humanas, produção agrícola, industrial e ações emergências.

O engenheiro Agrônomo, Janil Ferreira da Fonseca, coordenador de projeto na Seag, garante que o Governo Estadual possui em caixa os recursos para a execução da obra. “A visita técnica ao local, em companhia dos proprietários para definir o ponto exato da sua construção foi um passo importante. A empresa responsável pela engenharia do projeto já foi contratada e tem 120 dias para executá-lo.  Depois de pronto, o projeto será encaminhado para contratação da obra.  A nossa expectativa é que até janeiro de 2018, seja assinada a ordem serviço para a execução da obra”, disse.

O Programa Estadual de Construção de Barragens no Espírito Santo está sendo executado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), em parceria com a Cesan.

Pedido dos Vereadores

Os vereadores do município estão participando ativamente da discussão para a implantação da barragem no município.

Eles se anteciparam e solicitaram ao prefeito Irineu Wutke que atue junto ao Governo do Estado para garantir que a mão de obra a ser utilizada na construção barragem seja requisitada no próprio município, bem como, a compra de materiais utilizados, seja realizada nas lojas do comércio local, para gerar emprego e renda para a população.

Clique aqui e curta nossa página no facebook.

PAGINA INICIAL

FAÇA SEU COMENTÁRIO

intranet

Rua Travessa Pavão, nº 80, Centro, 29.843-000 - (27) 3753-1001 / (27) 3753-1196 / (27) 3753-1195 / (27) 3753-1022