Chuvas intensas causam inundações e interdição de estradas no município

Publicado em 5 de fevereiro de 2018

Queda de barreira interditou parcialmente a rodovia ES 220 próximo ao distrito de Todos os Santos. Pista já foi desbloqueada

As fortes  chuvas  que atingiram o município de Vila Pavão no último fim de semana causaram alagamentos e atoleiros em várias estradas do interior, dificultando a circulação de pedestres, motoristas e o transporte escolar. O grande volume de chuva registrado causou ainda bloqueios de estradas vicinais e ameaça de rompimento de uma barragem na localidade de Córrego da Rapadura, zona rural do município.

Um trecho da Rodovia ES 220, próximo ao distrito de Todos os Santos amanheceu interrompido parcialmente na manhã desta segunda-feira em decorrência de uma queda de  barreira. Já no início da tarde a pista havia sido desobstruída por funcionários do  Departamento de Estradas e Rodagens (DER-ES).

O sistema de energia elétrica também foi afetado, com danos em postes, fiações e disjuntores, provocando interrupção do fornecimento em várias propriedades rurais.

Segundo levantamento preliminar do escritório local do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), até a manhã desta segunda-feira (05),  o índice de chuvas acumuladas no município nos meses de janeiro e fevereiro superou os  300 milímetros.

O prefeito Irineu Wutke destacou que ocorrências decorrentes das fortes chuvas foram registradas em diferentes pontos do município. “Nesta manhã de segunda-feira,  a estrada de Praça Rica a Veloso e a estrada que liga a sede do município a região de Beira Rio São Gonçalo, assim como várias outras estradas estavam intransitáveis. Imediatamente providenciamos o desbloqueio das duas estradas maiores. Como as ocorrências são muitas e a prefeitura não dispõe de muitos equipamentos, o trabalho está sendo feito de acordo com as prioridades, então pedimos a compreensão da população”, disse o prefeito.

A volta às aulas no município também ficaram prejudicadas, já que a precariedade das estradas inviabilizou o funcionamento de várias linhas do transporte escolar no interior.

No início da manhã, a Defesa Civil do município havia atendido várias ocorrências, entre elas, o caso de uma barragem na localidade de Córrego da Rapadura que corre o risco de se romper. Conforme explicou o coordenador  Rafael Schultz Tesch, a obra foi vistoriada e realmente foi constatado o risco de rompimento,  problema que poderá ser solucionado com a  diminuição do volume de água que chega à barragem.

A previsão é de chuva para toda essa semana. Em caso de emergência a Defesa Civil do município pode ser acionada pelos telefones: 99965-8050 e 99933-7437.

PAGINA INICIAL

FAÇA SEU COMENTÁRIO

intranet

Rua Travessa Pavão, nº 80, Centro, 29.843-000 - (27) 3753-1001 / (27) 3753-1196 / (27) 3753-1195 / (27) 3753-1022