CDL firma compromisso para ajudar a aprimorar a coleta seletiva no município

Publicado em 25 de abril de 2018

Representantes da CDL e ASCAMVIP foram a Montanha conhecer as instalações da Usina de Triagem de Compostagem

Na manhã da ultima terça-feira (24), diretores da CDL de Vila Pavão, juntamente com integrantes da  Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis do Município Vila Pavão (ASCAMVIP), realizaram uma visita técnica ao município de Montanha com o objetivo de conhecer o sistema de gestão de resíduos sólidos adotado pelo município.

Em Montanha, após serem recebidos por uma equipe da Secretaria de Meio Ambiente local, foram conhecer as instalações da Usina de Triagem de Compostagem de RSU (UTC).

Em recente reunião com o prefeito Irineu Wutke em seu gabinete, a direção da CDL se comprometeu em estar contribuindo com a municipalidade na solução dos problemas ambientais do município, principalmente os que se referem à coleta seletiva.

A CDL, em  parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e ASCAMVIP está trabalhando para dinamizar a coleta seletiva no município.  Nesse primeiro momento, o nosso objetivo é ajudar a implantar recipientes adequados e personalizados em substituição aos antigos toneis de PVC que, além de dificultar o trabalho dos catadores, deixa o lixo exposto à ação de animais domésticos que reviram o material em busca de alimentos, provocando transtornos aos moradores como mal cheiro e sujeira e risco de proliferação de doenças“,  destacou o presidente da entidade Luciano R. Joann.

Luciano reforça que a implantação de recipientes adequados irá contribuir também para aumentar o volume de materiais reciclados, gerando assim, mais renda para os catadores e economia de recursos para o município, uma vez que, os resíduos não aproveitados no município são transportados a custos elevados a um aterro sanitário no município de Aracruz, cerca de 300 quilometro de distancia do município.

A CDL, juntamente com os parceiros está se propondo ainda a fazer um trabalho nas escolas, Igrejas,  residências e comunidade em geral  para  instruir a população em relação a reciclagem e aos benefícios que ela traz ao meio ambiente.  O objetivo é ensinar às pessoas a separarem seus lixos em materiais secos e únidos, para facilitar o trabalho para os catadores

As ações da CDL voltadas ao aprimoramento da coleta seletiva na cidade e preservação do  nosso meio ambiente serão intensificadas na Semana do Meio Ambiente prevista para ser realizada no município no final do mês de junho.

PAGINA INICIAL

FAÇA SEU COMENTÁRIO

intranet

Rua Travessa Pavão, nº 80, Centro, 29.843-000 - (27) 3753-1001 / (27) 3753-1196 / (27) 3753-1195 / (27) 3753-1022