Novembro Azul. Município realiza ação para alertar sobre doenças que ameaçam a saúde do homem

Publicado em 19 de novembro de 2017

Ação foi realizada no auditório da Igreja Missouri

A Prefeitura de Vila Pavão, por meio da secretaria municipal de Saúde, promoveu na noite da última quinta-feira (16), o evento “Saúde do Homem”, dentro da programação do Novembro Azul para alertar e mobilizar, chamando a atenção para as doenças que ameaçam a saúde do homem.

O evento objetivou conscientizar a população masculina sobre a importância da prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de próstata, além de enfatizar sobre a necessidade de cuidar da própria saúde, consultando regularmente profissionais de saúde e mantendo sempre em dia os exames de rotina.

Apesar do tempo instável e chuvoso, mais de 200 homens de todas as partes do município compareceram ao evento, lotando por completo o auditório da Igreja Missouri, local da realização do evento.

No decorrer da ação, os homens tiveram oportunidade de esclarecer dúvidas relacionadas ao câncer de próstata, prevenção e tratamento da doença, além de poder realizar teste rápido de doenças sexualmente transmissíveis (HIV, sífilis e hepatite); verificação de glicemia e pressão arterial. Os homens com mais de 50 anos receberam uma autorização da Prefeitura Municipal para realizar gratuitamente em laboratório credenciado o exame PSA.

O evento teve inicio com a enfermeira Juliana W. Bichi proferindo a palestra “Saúde do Homem”. Juliana começou falando sobre as doenças cardiovasculares (infarto, acidente vascular cerebral, angina e isquemia); depois andropausa que é a diminuição do hormônio masculino (testosterona), e por último câncer de próstata (fatores de risco, sintomas, diagnostico, rastreamento, PSA, Toque retal, tratamento e prevenção).

Após a palestra foi aberto um debate, onde os homens tiveram oportunidade de esclarecer dúvidas relacionadas aos temas abordados.

O ex-pastor Altino Grinevold de 68 anos, achou ótima a iniciativa porque que, segundo ele, eventos como este ajudam a jogar luz sobre assuntos que de certa forma ainda são tabus entre os homens. “É muito importante falar sobre estas doenças. Os homens devem aproveitar oportunidades com esta, porque muitas vezes eles acham que tem não têm problemas, mas na verdade, quando procuram ajuda é tarde e a doença já avançou. Eu já fiz esses exames várias vezes e fiquei feliz porque constatei que não tinha a doença”, disse.

Os organizadores do evento disponibilizaram ainda, lanche e sortearam prêmios para os homens, doados pelos proprietários das lojas: Eny Multimarcas, Vipel, I love, Lúcia modas íntimas, Maria Flor e Farmácia Pomitafro.


  VOLTAR
  IMPRIMIR
  PAGINA INICIAL
COMPARTILHE ESTA PÁGINA:

FAÇA SEU COMENTÁRIO

intranet

Rua Travessa Pavão, nº 80, Centro, 29.843-000 - (27) 3753-1001 / (27) 3753-1196 / (27) 3753-1195 / (27) 3753-1022
Horário de Expediente: Seg - Qui, 07:00 às 11:00 e 13:00 às 17:00 | Sex, 07:00 às 11:00 e 13:00 às 16:00